Imagem


Podoposturologia(Confecção de Palmilhas Posturais).



Podoposturologia e Baropodometria Postural

A reprogramação postural através de palmilhas é uma técnica que busca integrar o conhecimento entre a influência dos pés, olhos e boca e a postura corporal. A prescrição da palmilha ocorre a partir de uma avaliação clinica postural complementada pela avaliação baropodométrica e estabilométrica (oscilação do corpo na postura ortostática). 

 

          

                                     Tipos de Pisada.

 

Nem sempre as dores nos quadris, na coluna ou nos membros inferiores(joelhos e pés) tem origem nessas partes do corpo. Às vezes, a sensação incômoda aparece por algum desequilíbrio na postura das pessoas. Então, é preciso mais que um tratamento específico a exemplo da Osteopatia/Quiropraxia muitas vezes e sim complementar com a confecção de palmilhas posturais.

 A podoposturologia - técnica de origem francesa criada para reeducar e realinhar a estrutura do corpo através de palmilhas posturais pode ajudar quem sofre com alterações posturais (principalmente a escoliose), diferença no tamanho das pernas, dores nas costas, quadril e/ou joelhos e pés. Isso ocorre por conta de um distúrbio nos pés(captores podais) com alteração no tipo de pisada e consequente desequilíbrio postural e até mesmo por alguma alteração no movimento dos olhos, e na boca referindo-se aos captores oculares, e o aparelho bucal.

"É recomendada também quando há dores e/ou alterações locais nos pés, como esporão de calcâneo, fasceíte plantar, joanete, calosidades, pé chato, neuroma de Morton e tendinopatias ligado aos pés.e que já realizou algum tratamento a exemplo da Terapia Por Ondas de Choque(TOC).

Outro grupo que pode se beneficiar com a podoposturologia é o dos atletas principalmente corredores e ciclistas. Tudo porque, com a técnica, é possível proporcionar o equilíbrio correto entre as estruturas articulares, musculares e tendinosas, "E assim o atleta consegue suportar a sobrecarga física sem compensações que levam às lesões e podendo também tratar dores crônicas principalmente em joelhos, pés, e coluna vertebral.

                

O método é composto de algumas etapas, até a confecção de uma palmilha especial para corrigir a postura do paciente. A diferença desse item para as palmilhas comuns está no material. "Na composição delas, alguns elementos são fixados em contato com a planta dos pés e que fornecem informações ao sistema postural"e ficam dentro do sapato ou acoplado as sandálias sem mostrar externamente.

"Como resposta, o corpo produz um reequilíbrio, corrigindo desta forma as assimetrias posturais, nivelando a bacia e diminuindo a torção de tronco, contribuindo para a melhora da congruência das articulações e amenizando a sobrecarga na coluna vertebral, nos joelhos e nos pés" além de corrigir uma possível perna curta caso o paciente apresente.

 Na  nossa consulta realizamos uma avaliação postural global e detalhada do paciente além do exame de baropodometria computadorizada revelando o tipo de pisada e onde o paciente está distribuindo as pressões na região plantar e posteriormente iremos confeccionar a palmilha postural  correta para cada paciente.

      

                   Imagem  mostrando o exame de baropodometria.

A maioria dos pacientes com problemas posturais não precisa ficar a vida inteira usando a palmilha. "Há problemas que são solucionados entre 45 dias e seis meses, outros em um e  dois anos no máximo . Em apenas cerca de 30% dos casos, o uso de palmilhas é necessário de forma continuada" a exemplo de pacientes com perna curta bem evidente.

Por: Dr. Denner Fonseca.