Imagem


Reabilitação Vestibular (Labirintite/Tontura)




As vertigens (tontura) são a terceira maior causa de consultas médicas em todo o mundo, estima-se que 30% da população mundial já sofreu algum episódio de tontura na vida, a reabilitação vestibular é fundamental em seu tratamento. A população costuma conceituar qualquer tontura como sendo labirintite, porém, mais de 80% dos casos apresentam como etiologia o deslocamento dos cristais de cálcio no ouvido interno ocasionando a VPPB (Vertigem Postural Paroxística Benígna). O Fisioterapeuta utiliza como auxílio diagnóstico o sistema de vídeonistagmoscopia para verificação do nistagmo e posteriormente atua no reposicionamento destes canais de cálcio do ouvido interno através de testes e manobras específicas fazendo o reposicionamento canalítico.
É também indicação do Fisioterapeuta realizar exercícios de reabilitação específicos para os pacientes que sofrem da hipofunção vestibular, através do estímulo do Reflexo Vestíbulo-Ocular (RVO) e Reflexo Vestíbulo-Espinhal (RVE). Além de exercícios o profissional pode utilizar a Gameterapia onde o paciente realiza movimentos oculares e cefálicos em busca de um melhor reflexo prevenindo os episódios de tontura (Vertigem).
Todo idoso tem déficit do reflexo vestículo-ocular, portanto, é comum na terceira idade sentirem-se "tontos". Alguns alimentos podem desencadear as tonturas como exemplo temos o café, sal, álcool, chocolate e alguns medicamentos, como os ansiolíticos e antibioticoterapia por longo tempo.