Imagem


Conhecer melhor o seu corpo!!



Saber da  importância de uma boa pisada no rendimento em uma corrida, ou na prevenção de dores em joelhos, quadril e coluna é o primeiro passo a conhecer o seu corpo, Procurar um Fisioterapeuta Especialista em Podoposturologia é ser direcionado ao profissional capaz de identificar o tipo da sua pisada, e realizar o melhor diagnóstico cinético-funcional da sua disfunção.

O modo como se pisa é determinado a partir das características anatômicas de cada indivíduo, como, por exemplo, os tipos de pé, joelhos e flexibilidade nas articulações. Cada pessoa pisa de uma maneira, mas costuma-se generalizar em três tipos:

- Pronada - quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro.

- Neutra - começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro.

- Supinada - o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé.

Antes de corrigir os tipos de pisada, é necessário saber se o indivíduo possui alguma dor ou incômodo no pés, tornozelos ou joelhos. Em casos positivos, é necessário fazer um teste de pisada, para que seja verificada presença de algum desalinhamento na pisada. Feito isso, se o erro na pisada justificar as dores, então é fundamental corrigir a pisada através de uma palmilha postural.

Utilização da palmilha postural para correção da pisada traz alguns benefícios:
• Ser adaptadas de acordo com o apoio do pé;
• Ser confeccionada de acordo com o peso e tamanho;
• Obter uma melhor correção anatômica dos pés. Diminuído as dores na face plantar.

A palmilha é necessária para modificar toda a estrutura do pé, mudando a inclinação das articulações entre os ossos (calcâneo, talo, cuboide metatarsos, etc.).
É necessário que a palmilha tenha uma conformação apropriada seja para os pés chatos como para os pés cavos.

Como podemos ver o uso adequado de palmilhas podem oferecer mais estabilidade ao andar, diminuição da pressão nos pés, melhora na postura e consequentemente diminui o desgaste nas articulações e outros problemas de saúde e além de tudo a prevenção de lesões em esportistas.