Imagem


Como tratar e prevenir as fissuras mamárias na amamentação.



Quando o bebê não mama direito, tanto ele quanto a mãe têm prejuízos. O filho corre o risco de ficar desnutrido; a gestante adquire fissuras nos mamilos, também conhecidas como rachaduras, entre outras consequências desagradáveis.


                            Resultado de imagem para Laserterapia nas fissuras mamárias

A causa mais frequente de trauma e dor na região mamilar é a técnica inadequada de aleitamento materno. Ou seja, dar o seio ao filho é um gesto de amor, mas pode ser desconfortável se não for do jeito certo.

É interessante ter o auxílio de profissionais de saúde treinados e experientes em manejo da amamentação. Outras medidas que podem ajudar a prevenir as fissuras mamilares são:

• Manter os mamilos secos;

• Expor os mamilos ao sol de vez em quando;

• Não passar (na aréola e nos mamilos) produtos que retiram a proteção natural da pele: álcool, sabões e produto secante, entre outros;

• Evitar o uso de protetores (intermediários);

• Antes de oferecer o seio, ordenhar um pouco de leite para deixar aréola mais macia e facilitar a pega – quando ela estiver tensa e ingurgitada;

• Na pausa da mamada, introduza seu dedo mínimo na boca do bebê através da comissura labial. Assim, a criança solta o peito e não traumatiza o mamilo;

• Começar o aleitamento pela mama menos afetada para que o reflexo de ejeção já ativado favoreça a descida do leite no outro seio;

• Procurar amamentar em diferentes posições. Isso ajuda a diminuir a pressão nos pontos de dor;

• Evitar o contato dos mamilos com as suas roupas;

• Passar o próprio leite nos mamilos depois de amamentar; deixar secar ao ar livre e usar analgésico por via oral, quando necessário.

É comum no início da amamentação os mamilos ficarem avermelhados, sensíveis e com pequenas rachaduras. As lesões, conhecidas como fissuras, provocam dor e dificuldade na hora de alimentar o bebê. 

A infecção da mama por Candida sp é bastante comum e pode atingir apenas o mamilo, o mamilo e a aréola e até os ductos lactíferos. Os fatores que predispõem ao fungo são: umidade das mamas, lesão dos mamilos e uso de medicamentos, como antibióticos e anticoncepcionais hormonais, mas, na maioria das vezes, é o bebê que transmite o fungo, mesmo que não seja aparente a lesão em sua boca.

A Terapia Fotodinâmica (PDT) tem sido utilizada com ótimos resultados para as pacientes com candidíase mamária, assim como na boca e região da fralda do bebê. Consiste do uso de um fotossensibilizador que, ativado pela luz, leva à formação de radicais livres que provocam a morte de microorganismos por dano oxidativo, inclusive os fungos, dentre eles a candida. Sua ação é nociva apenas ao microorganismo, não havendo dano às células do tecido humano. Portanto, a PDT possui efeito antimicrobiano apenas quando se combina o fotossensibilizador (azul de metileno, por exemplo) e luz (laserterapia).

                               Resultado de imagem para terapia fotodinamica

 O tratamento com Laser de baixa intensidade, ou Laserterapia,  tem sido utilizado com sucesso no tratamento de feridas e em especial nas fissuras mamárias . Em mamilos lesionados, a Laserterapia entra como  tratamento para  promover a aceleração da cicatrização, analgesia e modular a inflamação, além de combater a infecção por cândidíase mamária, através da terapia fotodinâmica. Poucas aplicações já permitem o reestabelecimento da amamentação.  A aplicação do Laser é rápida, indolor e pode ser realizada diariamente até a remissão dos sintomas. Em média de 4 a 8 atendimentos são necessários, e quanto antes iniciar o tratamento, melhor a resposta clínica. 

                           Resultado de imagem para Laserterapia na mama

A Clifisa disponibiliza do tratamento de Laserterapia e Terapia Fotodinâmica para cicatrização das fissuras mamárias e o combate da Cândida com profissionais especializados na área de laser.

Agende uma consulta através dos nossos telefones 87-999565522(whatsapp) e 87-38313992.