Imagem


Dor durante o ato sexual? O que pode ser?



 

Dor durante o ato sexual – Dispareunia e Vaginismo

 

Muitas mulheres já passaram ou passam por está situação e não sabem distingui-la. Hoje você conseguirá diferenciar cada uma.


Quando o assunto é relação sexual, muitas mulheres reclamam que a penetração peniana é dolorosa e difícil. Essa dor durante ou na tentativa de coito, é chamada de dispareunia, sendo o distúrbio sexual que mais possui causa orgânica (aquela relacionada com a saúde dos órgãos), afetando 60% das mulheres com queixa de disfunção sexual. 

Embora seja possível manter o desejo, a excitação e a capacidade de ter orgasmo, a mulher pode ser acometida em uma ou em todas as fases de resposta sexual, o que consequentemente faz com que ela se desinteresse ou até mesmo evite a intimidade sexual, distanciando-se do parceiro.

Por outro lado, muitas mulheres que sofrem de dispareunia mantêm relações com seu parceiro por diferentes motivos (medo de perda ou infidelidade masculina, etc).  Independente da situação, é preciso lembrar que, quando não tratada, essa disfunção pode evoluir para transtornos de excitabilidade e para a perda total de desejo sexual.

DISPAREUNIA

 Dispareunia é o termo usado para descrever a sensação de desconforto ou dor durante o ato sexual. Para sermos mais exatos, dispareunia é definida como uma dor ou desconforto constante ou persistente que inicia-se no momento da penetração, durante o ato sexual ou logo após o seu fim. Na verdade, esta dor pode surgir com qualquer tipo de penetração, seja no ato sexual, na introdução do espéculo durante o exame ginecológico ou mesmo na hora de usar um absorvente interno.

 

A dor durante o ato sexual é muito comum e pode ocorrer de forma frequente em até 20% das mulheres. O pico de incidência parece ocorrer entre os 20 e 30 anos. Após a menopausa, com o ressecamento da vagina pela carência de estrogênio, a incidência da dispareunia volta a crescer.

 A dispareunia pode ter causas físicas, tais como inflamações ginecológicas, infecção urinária, lesões da pele ao redor da vulva, mioma uterino, etc. Nestes casos, o tratamento específico para o problema costuma resolver a dispareunia.

 Mas a dor durante o ato sexual também pode ter origem em fatores psicológicos, sem que possa ser possível identificar uma causa óbvia para a dor que a mulher sente durante a relação sexual.

 

SINTOMAS DA DISPAREUNIA

 O sintoma mais típico da dispareunia é uma dor em pontada ou queimação que surge logo no início da penetração. Algumas mulheres queixam-se de dor na vagina, mas outras referem que o incômodo é bem profundo na pelve, principalmente durante os movimentos de vai e vem do pênis. Dor em múltiplos locais da anatomia ginecológica também é uma queixa possível.

 Dor no momento da penetração é a queixa mais comum, mas algumas mulheres queixam-se também de dor durante ou após o ato sexual. Se a mulher fica sempre “doída” após o sexo, isso também é caracterizado como dispareunia.

 Se a dispareunia pode estar associada à secura vaginal. Nestes casos, menopausa, uso de medicamentos, deficiência de estrogênio, alterações da libido ou simples falta de interesse sexual pelo parceiro podem ser a causa.

 

VAGINISMO

 O vaginismo é uma das principais causas de dispareunia, sendo caraterizado pela contração involuntária dos músculos da vagina, o que dificulta a penetração e causa dor durante o ato sexual. O vaginismo tanto pode ser a causa como uma consequência da dor durante do sexo.

 Não sabemos ao certo a real prevalência deste problema na população, pois muitas mulheres não sentem-se confortáveis em discutir problemas sexuais com os seus médicos. Alguns estudos, porém, sugerem que até 40% das mulheres podem sofrer desse mal em algum grau.

 Não sabemos exatamente por que o vaginismo acontece. Em geral, ele é um reflexo adquirido, que costuma estar ligado à ansiedade e/ou ao medo de ter relações sexuais. Mas nem sempre fica claro o que veio primeiro, o vaginismo ou a ansiedade.

 Algumas situações que podem desencadear o vaginismo são:

 * Ter tido uma primeira relação sexual muito dolorosa.

 * Achar que a vagina é muito pequena para o pênis do parceiro.

 * Histórico de abuso sexual.

 * Pensamentos negativos em relação ao sexo.

 * Medo de engravidar.

 * Ter outras causas de dispareunia.

 

SINTOMAS DO VAGINISMO

 O vaginismo pode causar desde um leve desconforto até uma sensação de queimação ou intensa dor no momento da penetração. Ao contrário das outras causas de dispareunia, o vaginismo ocorre especificamente no momento da penetração.

 O homem pode sentir dificuldade de penetrar a mulher com vaginismo e frequentemente tem a sensação que o seu pênis está sendo expulso da vagina durante o ato sexual.

 

TRATAMENTO DA DISPAREUNIA E DO VAGINISMO

 O tratamento da dispareunia depende, obviamente, da sua origem. Se for secura vaginal, lubrificantes, reposição hormonal ou um maior tempo nas preliminares pode ajudar. Se for uma infecção ginecológica, como candidíase, o tratamento deve ser feito de forma a tratar o germe causador da inflamação. Deve procurar um médico!

 Quando não existe uma causa clara para a dor durante o sexo, a origem provavelmente está em fatores psicológicos e a tensões na região do assoalho pélvico. Nestes casos, o tratamento envolve a educação sexual da paciente, medidas de prevenção, exercícios próprios para a musculatura pélvica, modificação comportamental, apoio emocional e, às vezes, medicamentos.

                   

É importante saber que existe tratamento para ambos e que a Fisioterapia Uroginecológica é eficaz e fundamental para o sucesso do tratamento.

Procure a CLIFISA e  tenha o tratamento que você precisa.

                     Fonte: www.clifisa.com