Imagem


Aprenda a livrar-se da Tontura!



As vertigens (tontura) são a terceira maior causa de consultas  em todo o mundo, estima-se que 30% da população mundial já sofreu algum episódio de tontura na vida, a reabilitação vestibular é fundamental em seu tratamento. A população costuma conceituar qualquer tontura como sendo labirintite, porém, mais de 80% dos casos apresentam como etiologia o deslocamento dos cristais de cálcio no ouvido interno ocasionando a VPPB(Vertigem Postural Paroxística Benigna) se manifestando ao levantar, virar de um lado a outro na cama, ao sentar-se e ao girar a cabeça rapidamente ou inclinar o corpo para frente ocasionando tontura.

A tontura é uma ilusão de movimento. É a sensação de que existe um movimento, sem que haja um movimento real. Pode ser como uma instabilidade, desequilíbrio, sensação de queda, desvio da marcha ou uma flutuação. Quando a tontura possui características rotatórias, denomina-se vertigem.


A tontura pode afetar pessoas de todas as idades, inclusive jovens e crianças!

                              

As doenças que comprometem o labirinto são mais freqüentes nos adultos, mas podem estar presentes também na criança. Recentemente, temos nos deparado com pacientes cada vez mais novos, queixando-se de tontura. Isto provavelmente se deve ao nosso atual estilo de vida, alimentação, exposição a ruído, etc.

 É incomum a criança queixar-se espontaneamente de tontura. Freqüentemente, a mãe é quem percebe que algo não vai bem: a criança passa a isolar-se, evita algumas situações que necessitem do equilíbrio corporal mais elaborado (não gosta de andar de bicicleta, pular corda, brincar de amarelinha, etc.), tem medo do escuro ou de altura, queixa-se de dor de barriga freqüentemente (sem outras causas que expliquem essas dores), “falta de atenção” e dificuldade escolar, etc.

 Assim, devemos ficar atentos se a criança tiver dificuldade de realizar ou evitar as atividades que outras crianças da mesma idade gostam ou realizam com facilidade. Se houver alguma suspeita, procure o auxílio de um especialista.

 Como livrar-se da tontura!

 O Fisioterapeuta utiliza como auxílio diagnóstico o sistema de vídeonistagmoscopia para verificação do nistagmo e posteriormente atua no reposicionamento dos cristais de cálcio presente nos  canais semicirculares ligado ao ouvido interno  através de testes e manobras específicas.


É também indicação do Fisioterapeuta realizar exercícios de reabilitação específicos para os pacientes que sofrem da hipofunção vestibular, através do estímulo do Reflexo Vestíbulo-Ocular (RVO) e Reflexo Vestíbulo-Espinhal (RVE). Além de exercícios o profissional pode utilizar a Gameterapia onde o paciente realiza movimentos oculares e cefálicos em busca de um melhor reflexo prevenindo os episódios de tontura (Vertigem).
Todo idoso tem déficit do reflexo vestíbulo-ocular, portanto, é comum na terceira idade sentirem-se "tontos". Alguns alimentos podem desencadear as tonturas como exemplo temos o café, sal, álcool, chocolate e alguns medicamentos, como os ansiolíticos e antibioticoterapia por longo tempo.

POR QUE NOS CONSULTAR?

Dados da literatura científica mundial confirmam que a Reabilitação Vestibular é benéfica.

·        - Mais de 20 artigos científicos de vários centros de pesquisas no mundo registraram que houve considerável evidência científica de que a Fisioterapia Vestibular  foi eficaz e segura no contorle dos sinais e sintomas de pacientes com tontura (Hillier & Hollohan, 2007);


·        - Em outro estudo, os casos de hipofunção vestibular unilateral com desequilíbrio apresentaram melhora importante no controle postural quando comparados a um grupo somente com medicamentos antivertiginosos (Strupp e cols, 1998);


·         -Pessoas idosas com tontura não rotatória (desequilíbrio) apresentaram melhora dos sintomas e na confiança ao ficar de pé e andar num período entre de três semanas a três meses, quando comparados a outro grupo sem intervenção da Fisioterapia Vestibular (Jung e cols, 2009);


·        - Nos casos de vertigem posicional paroxística benigna [VPPB], as manobras de reposição dos cristais são mais eficazes e melhoram a qualidade de vida quando comparado ao uso de medicamentos antivertiginosos (Bhattacharyya e cols, 2008);


·        - A intervenção precoce (antes de 6 meses de evolução) da Fisioterapia Vestibular em pacientes com tontura sugerem melhores resultados do que os pacientes que iniciam o tratamento tardiamente. Quanto mais próximo da fase aguda, melhor o resultado terapêutico (Herdman, 2012);


·        - Pacientes submetidos tardiamente às manobras de reposição ou liberatórias para VPPB apresentaram mais queixas de tontura residual 03 meses após a intervenção (Seok e cols, 2008);

 Portanto, as evidências indicam que encaminhar ou começar a Fisioterapia Vestibular o quanto antes pode proporcionar melhora dos sintomas de tontura e prevenir complicações futuras, como ansiedade, redução da capacidade funcional, consequências do imobilismo e possibilidade de quedas. A intervenção pela Fisioterapia Vestibular, já na fase aguda, configura uma abordagem efetiva e segura nos casos de pacientes com síndromes vestibulares.

 Dicas para evitar tonturas

 Além de seguir as recomendações de seu Profissional, tentar manter uma “vida saudável” é igualmente interessante para um “ouvido saudável” e assim, para o controle e prevenção da tontura. Portanto, procure:

    1.Evitar maus hábitos como cigarro, álcool e excesso de cafeína. Algumas substâncias podem influenciar o bom funcionamento.

    2.Não utilizar medicações que contribuam no aparecimento da tontura. Informe-se com o seu médico.

    3.Exercitar-se regularmente. A atividade física diminui o risco de doenças cardíacas e diabetes, estabelecendo melhor controle do colesterol, triglicérides e a taxa de açúcar no sangue, além de produzir a sensação de satisfação e melhora da auto-estima.  Promove ainda o fortalecimento da musculatura e melhor desempenho do sistema do equilíbrio, reduzindo o risco de queda.

    4.Fracionar a dieta, alimentando-se a cada 3 horas. O jejum prolongado ou a alimentação inadequada podem provocar situações de excesso de insulina, ocasionando tontura.

    5.Evitar excessos de sal e açúcar.

    6.Tomar muito líquido. Uma boa hidratação leva a um melhor funcionamento dos rins, filtrando e eliminando melhor as toxinas do organismo.

    7.Relaxar, na medida do possível. Reserve alguns minutos do seu dia para uma pausa. A tensão pode piorar a tontura do mesmo modo que causa cefaléia, dor no pescoço, aumento da pressão arterial, etc.

    8.Evitar excessos! Use o bom senso sempre!

 

Fonte: www.clifisa.com

           Dr. Denner Fonseca.