Imagem


O que é Hérnia de Disco?





O que é Hérnia de Disco


A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Essa doença é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas. A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar(L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vertebra e o sacro(L5/S1), mas podemos ter hérnia de disco na região cervical e raríssimas vezes  na coluna torácica.





HÉRNIAS DISCAIS PODEM SER REABSORVIDAS?


Esta é uma pergunta clássica, a grande maioria dos pacientes que recebemos em nosso serviço nos faz esta pergunta.

Vários estudos científicos, publicados em revistas sérias, mostram que sim, e que o processo de reabsorção pode ocorrer naturalmente, mesmo sem tratamentos. Foram estes estudos que acabaram por impulsionar o tratamento não cirúrgico de discopatias, mesmo as de maior gravidade, sem que antes existam tentativas de tratamento conservador (Osteopatia, Tração Eletrônica, Exercícios, entre outros). O grande problema é que o tratamento especializado cientificamente adequado não esta disponível na grande maioria dos serviços de fisioterapia que existem no Brasil, e isto aumenta ainda mais a necessidade da cirurgia, pois sem um tratamento adequado, alguns pacientes não conseguem continuar sua vida normal, como tinham antes do inicio dos sintomas. A Clifisa disponibiliza de todo o tratamento especializado cientificamente adequado.

Em 2013, RAMOS AMADOR et al(2013)acompanharam 118 pacientes com hérnia de disco lombar e lombociatalgia (dor lombar e/ou ciática), observados por exames de ressonância magnética e tomografia. Observaram que, em um ano, 59% das herniações desapareceram e 83% das hérnias extrusas também. Das hérnias que desapareceram, 66% o fizeram com menos e 8 meses do exame inicial.

Muitos trabalhos mostram que a hidratação da hérniação discal, é fundamental para sua absorção. Foram estes estudos, que reiniciaram nos EUA, os tratamentos de tração, e fizeram com que as empresas do segmento médico, buscassem um equipamento seguro, controlado, e que pudesse alterar a pressão intradiscal, melhorando a nutrição do tecido herniado, favorecendo assim sua reabsorção. A grande pergunta é se pacientes com hérnias, inclusive sequestradas, e com compressão do ligamento longitudinal, tiveram reabsorção com tratamento comum, e até sem tratamento em alguns casos, por que não acelerar o processo, através de uma negativação com componente de pressão intradiscal?


Causas da Hérnia de Disco


Não é à toa que muitas lesões da coluna vertebral são atribuídas ao desequilíbrio e ao desalinhamento desta estrutura. Ou seja, a má postura é, sem dúvida, a grande vilã das mazelas existentes na coluna.

Veja abaixo outros fatores:

* Fatores hereditários;
* Traumas diretos ou de repetição;
* Fumo;
* A idade avançada também é motivos de lesões degenerativas;
* O sedentarismo é um fator determinante para dores nas costas;
* Posição de ficar muito tempo sentado ou em pé no trabalho;
* Ação de lnclinar e girar o tronco frequentemente;
* Ação de levantar, empurrar e puxar objetos;
* Movimentos repetitivos em casa ou no trabalho;
* Prática esportiva;
* Trabalho que provoca vibrações no corpo;
* Trabalhar dirigindo;
* Fletir o tronco com frequência para apanhar objetos;
* Fatores psicológicos e psicossociais.


Sintomas da Hérnia de Disco


* Dores localizadas nas regiões onde existe a lesão do disco intervertebral;
* Essas dores podem ser irradiadas para outras partes do corpo;
* Quando a hérnia é na coluna cervical, as dores ou alterações de sensibilidade se irradiam para as regiões superiores dos ombros, para os braços, as mãos e os dedos;
* Se a hérnia de disco é lombar, as dores se irradiam para as pernas e os pés.
* Formigamento;
* Dormência e ardência,
* As pessoas relatam que é uma dor “chata” e que não existe posição que melhore;
* Alguns relatam que pioram quando vão dormir.


Precisando de ajuda ou tem mais dúvidas sobre discopatia degenerativa?

O Dr. Denner Fonseca é especialista na área de osteopatia e quiropraxia e executa um programa de tratamento não cirúrgico da coluna vertebral principalmente as protrusões e hérnias discais.