Imagem


Laserterapia



O que é Laserterapia? Quais seus benefícios? 

O laser terapêutico ou fototerapia com laser de baixa intensidade em uma série de indicações, podendo ser usado isoladamente ou como coadjuvante de outros tratamentos, sempre que se necessite efeito local (já que estimula a microcirculação.
O laser terapêutico de baixa intensidade tem sido amplamente utilizado para tratamentos não-invasivos, promovendo aceleração nos processos de cicatrização, redução da dor, edema, modulando a inflamação.
A laserterapia ou fototerapia atua acelerando o processo de cicatrização no fechamento de feridas, pré e pós operatórios cirúrgicos, inflamações, atuando na estimulação e reparo de células nervosas em parestesias e nevralgias, lesões de mucosites oral, atua como drenagem linfática melhorando o edema, trata manchas faciais, lifiting facial, olheiras, hipodistrofia genóide (celulite), involução cutânea (rejuvenescimento facial), flacidez.
A luz emitida pelos equipamentos laser apresenta características específicas  dos fótons que a compõem. Em contraste com os lasers de alta potência acima de 1W com efeitos de aquecimento local do tecido promovendo corte, vaporização e ablação. Os lasers de baixa intensidade operam em potências na faixa de miliwats (mw) e a irradiação emitida não é térmica, o que significa que seus efeitos biológicos não são causados por calor perceptível ou lesão celular e sim, por efeitos fotofísicos, fotoquímicos e fotomecânicos nas células dos tecidos irradiados.
O tratamento do laser é local e indolor e a duração e número de atendimentos vai depender de cada tratamento.
O laser atuará na cicatrização e regeneração de todos os diferentes tecidos do corpo humano, como fibras nervosas, ossos e todos os tecidos moles. Desta forma para se ter idéia do universo de aplicações da laserterapia, podemos citar alguns exemplos:

01. Cirurgia plástica - A laserterapia ameniza e/ou previne todas as intercorrências comuns no pós-operatório relacionado às cirurgias plásticas. Dentre elas, o previsível processo inflamatório e o prematuro restabelecimento do equilíbrio das regiões agredidas.
02. Quelóide - A laserterapia acelera o processo de cicatrização.  Entretanto, se o quelóide já está formado, uma outra técnica utilizando a laserterapia, denominada, Terapia fotodinâmica tem se mostrado eficiente na maioria dos casos.
03. Dores - A laserterapia tem resultados satisfatórios no tratamento de algias crônicas
04. Drenagem linfática - A laserterapia além de proporcionar os benefícios da drenagem manual, ao irradiar o corpo, reduz o edema e restabelece a saúde das células
05. Cicatrizes - A laserterapia trabalha no reparo das incisões cirúrgicas e a melhora é  visivel. O excelente aspecto estético é uma herança incondicional desta terapia. Fatos notoriamente observados nos casos de queimaduras.
06. Onicomicose (micoses) - A terapia fotodinâmica além da eficiência no combate de inúmeros microorganismos responsáveis por diversas patologias como a micose de unha (onicomicose), não induz a resistência microbiana, comuns quando se utiliza fármacos.
07. Necrose - Muitos fatores que desencadeiam necrose dos tecidos, são compensados com a radiação a laser. A técnica é segura, natural e exaustivamente pesquisada nos grandes centros universitários.
08. Feridas - A laserterpia tem ganhado um espaço considerável no tratamento das feridas em pés diabéticos. Esta terapia resolve casos de feridas indolentes que persistem há anos não respondendo aos tratamentos convencionais.

A Clifisa conta com profissionais especializados na área de laserterapia e disponibiliza modernos equipamentos na área de Fototerapia.