Imagem


Saiba mais como aliviar suas dores oriundas de cólicas menstruais.



s:o

           Osteopatia nas cólicas abdômino-pélvicas.       


As cólicas menstruais ou Dismenorréias espasmódicas são notadas como eventos dolorosos presentes na fase pré-menstrual, tal evento pode ser oriundo de uma série de fatores, desde questões vasculares normais até resultantes de uma alteração hormonal.

            Dentre as causas mais comuns das síndromes dolorosas uterinas podem ser listadas:

            

          Disfunção posicional uterina (flexões e torções uterinas)

          Disfunção estrutural lombopélvica.

          Deficiência circulatória (drenagem venosa comprometida)

       Ou seja, de forma mais abrangente podemos afirmar que as crises dolorosas pré-menstruais podem ser de natureza hormonal, nervosa, lesional e\ou estrutural (Tensional).

      O ciclo menstrual é marcado por oscilações semanais dos níveis de hormônios (geridos pela hipófise) visando preparar e condicionar a mulher a receber o feto, caso ocorra a fecundação e a mulher engravide seu corpo (útero) já encontra-se preparado, caso não ocorra uma fecundação, seu corpo descarta as condições anteriores e recomeça o mesmo processo no próximo mês (observa-se a descamação do endométrio e o início da menstruação visando condicionar este útero para um próximo ciclo). Para que haja esse processo de eliminação residual o útero ainda sensível pela descamação deve passar a contrair (ocitocina) visando excretar este conteúdo, contrações estas que proporcionam a sensação dolorosa em algumas mulheres.

                                     

A Osteopatia é um método de tratamento natural, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, através da intervenção manual sobre músculos, articulações, ligamentos, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático. A Osteopatia trata diretamente a causa da enfermidade e não somente seus efeitos. As sessões são realizadas uma vez por semana (salvo casos especiais), com duração de aproximadamente 60 minutos. Normalmente o tratamento costuma ter uma resposta terapêutica rápida e segura.

O tratamento com a Osteopatia consiste em colocar em evidência os pontos de tensão nas diferentes partes do corpo e de maneira manual devolver a mobilidade natural dos órgãos pélvicos liberando as tensões de todo tecido conjuntivo. “As cólicas são sintomas de outros problemas. Não é uma patologia, é um sintoma que algo no corpo não está funcionando bem”, destaca.

                            

 

                                Desta forma a cólica menstrual não pode ser considerada normal e que pode sim ser devidamente tratada com OSTEOPATIA, seu tratamento não é simplista e necessariamente medicamentoso.  A OSTEOPATIA visa a  avaliação e correção das estruturas envolvidas no quadro, sejam estas estruturas ligadas diretamente ou indiretamente ao aparelho reprodutor feminino, são utilizadas técnicas específicas e a paciente apresenta resultados na mesma hora. Devida a abrangência do problema a atuação do osteopata tem igual proporção trazendo integridade vascular, nervosa e funcional ao local, uma vez que os sintomas podem ser provenientes desde uma disfunção uterina local até resultantes de um complexo sistema lesional.

Entre um ciclo menstrual e outro, já é possível sentir melhora nas dores, Porém o resultado varia conforme o tempo que se sofre com as cólicas e também da causa,  Pois as dores podem estar também relacionadas a questões hormonais, alimentares, etc.

Fonte: www.clifisa.com