Imagem


O que é Terapia Por Ondas de Choque?



A onda de choque (ou onda de impacto) é um pulso sônico ou uma energia cinética. Sua força de transmissão depende das propriedades físicas do tecido aplicado (líquido ou sólido). Por isso, existem equipamentos específicos para utilização em cada área: Fisioterapia, Estética(Dermato-Funcional) e Urologia. Dentre os diferentes métodos de geração de ondas existem:

- sistema eletro hidráulico
- sistema eletromagnético
- sistema piezoelétrico
- sistema eletropneumático

  • Efeitos Físicos
Considera-se uma onda de choque como sendo uma forte onda de pressão em qualquer meio (gasoso, líquido ou sólido), produzido por fenômeno que causa uma violenta variação de pressão neste, como, por exemplo: explosões, raios, trovões, aviões supersônicos etc). Tais ondas são sentidas como uma poderosa e aguda detonação, com alta amplitude de pressão.

  • Efeitos Biológicos/Fisiológicos
O Tratamento Por Ondas de Choque  é uma nova modalidade de tratamento para os pacientes com problemas músculo-esqueléticos tais como tendinites Calcificadas, Bursites que não melhoram com os tratamentos habituais, esporão de calcâneo e fascite plantar, dores  crônicas e falhas na consolidação de fraturas.

As ondas de choque agem Biologicamente de diversas maneiras:

- ação mecânica: causando formação de microbolhas que eclodem fragmentando a fibrose local;

- ação analgésica por intenso estímulo local, liberando enzimas locais que atuam na fisiologia da dor; 

- ação vascular: provocar uma congestão vascular e neoformação de vasos

O uso das ondas de choque também tem um efeito osteogênico, quando aplicada em pacientes que tiveram fraturas de difícil consolidação. 

Um das explicações fisiológicas é a formação de tecido chamado fibrose nas lesões crônicas com alteração dos tecidos dos tendões e músculos que perdem a elasticidade e sofrem diminuição da circulação sanguínea local gerando dor persistente e espessamento do tendão, deixando de ser somente uma inflamação (tendinite) passando para um estágio crônico degenerativo (tendinose).

As Ondas de Choque são um tipo de energia mecânica e não um choque elétrico, que penetra no tecido lesado e provoca um fenômeno chamado cavitação, onde microbolhas se rompem provocando microrroturas no tecido inflamado, determinando a liberação de substâncias anti-inflamatórias locais e também estimulando um aumento na microcirculação local.

Este aumento de nutrição no local leva a uma progressiva cura natural do processo inflamatório-degenerativo.

  • Indicações

O tratamento extracorpóreo por ondas de choque  tem disponibilizado aos Profissionais Especializados na área de Terapia um método terapêutico  para o tratamento de inflamações crônicas dos tendões, calcificações no ponto de inserção dos músculos ou tendões, Neo-formação óssea em calcanhar(Esporão de Calcâneo) e fraturas com retardo ou não união óssea. 

Inúmeros pacientes tratados com Ondas de Choque  demonstraram melhoras nos sintomas durante a primeira aplicação e em muitos casos os sintomas desaparecem cerca de 30 dias após o início do tratamento.

Veja algumas indicações:

 1. Fasciíte Plantar Com ou Sem Esporão de Calcâneo.

 2. Calcificações Periarticulares dos Ombros (Tendinite Calcárea) e demais articulações.

 3. Epicondilite Lateral e Epicondilite Medial Umeral (Cotovelo de Tenista e Golfista).

 4. Dores Crônicas.

 5. Dor Miofascial.

 6. Celulite.

 7. Outras Patologias.

Segue abaixo algumas imagens radiográficas demonstrando o antes e depois da terapia por ondas de choque fragmentando a calcificação em ombro.