Imagem


Aprenda a livrar-se da Tontura!



As vertigens (tontura) são a terceira maior causa de consultas  em todo o mundo, estima-se que 30% da população mundial já sofreu algum episódio de tontura na vida, a reabilitação vestibular é fundamental em seu tratamento. A população costuma conceituar qualquer tontura como sendo labirintite, porém, mais de 80% dos casos apresentam como etiologia o deslocamento dos cristais de cálcio no ouvido interno ocasionando a VPPB(Vertigem Postural Paroxística Benigna) se manifestando ao levantar, virar de um lado a outro na cama, ao sentar-se e ao girar a cabeça rapidamente ou inclinar o corpo para frente ocasionando tontura.

A tontura é uma ilusão de movimento. É a sensação de que existe um movimento, sem que haja um movimento real. Pode ser como uma instabilidade, desequilíbrio, sensação de queda, desvio da marcha ou uma flutuação. Quando a tontura possui características rotatórias, denomina-se vertigem.


A tontura pode afetar pessoas de todas as idades, inclusive jovens e crianças!

                              

As doenças que comprometem o labirinto são mais freqüentes nos adultos, mas podem estar presentes também na criança. Recentemente, temos nos deparado com pacientes cada vez mais novos, queixando-se de tontura. Isto provavelmente se deve ao nosso atual estilo de vida, alimentação, exposição a ruído, etc.

 É incomum a criança queixar-se espontaneamente de tontura. Freqüentemente, a mãe é quem percebe que algo não vai bem: a criança passa a isolar-se, evita algumas situações que necessitem do equilíbrio corporal mais elaborado (não gosta de andar de bicicleta, pular corda, brincar de amarelinha, etc.), tem medo do escuro ou de altura, queixa-se de dor de barriga freqüentemente (sem outras causas que expliquem essas dores), “falta de atenção” e dificuldade escolar, etc.

 Assim, devemos ficar atentos se a criança tiver dificuldade de realizar ou evitar as atividades que outras crianças da mesma idade gostam ou realizam com facilidade. Se houver alguma suspeita, procure o auxílio de um especialista.

 Como livrar-se da tontura!

 O Fisioterapeuta utiliza como auxílio diagnóstico o sistema de vídeonistagmoscopia para verificação do nistagmo e posteriormente atua no reposicionamento dos cristais de cálcio presente nos  canais semicirculares ligado ao ouvido interno  através de testes e manobras específicas.