Imagem


Termografia Fisioterapêutica



TERMOGRAFIA – na Fisioterapia é uma técnica de registro gráfico das temperaturas da superfície da pele, usando uma câmera infravermelha de alto desempenho. O aparelho detecta a radiação infravermelha (calor) emitida pelo corpo, podendo refletir uma fisiologia normal ou anormal. Uma cor é atribuída baseada na temperatura registrada naquela parte da pele.

Imagens com os dados térmicos são geradas em tempo real e em um instante, uma área extensa do corpo humano pode ser vista. As respostas dinâmicas a estímulos (ex.: gelo, calor) são documentadas facilmente. Estas imagens são chamadas de termografias infravermelhas.

O exame não apresenta riscos, é econômico, altamente preciso e as imagens saem quase instantaneamente. Isto faz da termografia infravermelha uma ferramenta muito útil para o profissional  na hora de avaliar, tratar e fazer prognósticos. É 100% seguro. Não envolve radiação. Não tem dor. Não é invasiva.

Pela capacidade de identificar a origem da dor,


é muito valiosa no diagnóstico, tratamento e monitoramento de dores, processos inflamatórios,  fibromialgia, disfunções vasculares e lesões neuro-músculo-esqueléticas (hérnias, lesões em chicote, lesões musculares etc.).

Fornece um mapa digital do corpo em que os padrões de calor são mostrados (uma termografia).  Para o Fisioterapeuta  que está analisando estas alterações nos padrões, elas podem servir de bandeira vermelha para alertar de alguma disfunção.

A termografia hoje

Diagnóstico cinético-funcional de  Dores – pesquisas apontam sua eficácia no diagnóstico da maioria de dores de coluna, do pescoço e das articulações, especialmente os tipos latentes ou as síndromes de dor que não respondem a tratamento. A  equipe da  Clifisa já vem utilizando esta ferramenta na avaliação, tratamento e monitoramento da dor.

Como qualquer modalidade de exame, a termografia é utilizada junto com outras ferramentas e não sozinha. É altamente recomendada na prevenção de dores e  doenças.